quinta-feira, novembro 02, 2006

Desabafo: cuidado com os blogs!

CUIDADO!!! Acho que esta é a palavra mais pertinente para expressar o que vou escrever aqui.
Me considero um heavy user de internet, todos os dias acesso diversos blogs nacionais e internacionais para saber das novidades do mundo tecnológico e também para descontrair um pouco. Nos últimos tempos comecei a perceber que a qualidade de alguns blogs vem caindo de forma assustadora. Não estou me referindo a erros de português e/ou diagramações estranhas com propagandas para todos os lados, mas sim ao conteúdo propriamente dito. Eu sempre penso que por trás de um post tem uma pessoa de 15 a 70 anos, você já parou para pensar nisto? Eu estou com 33, nada contra os mais jovens, mas é óbvio que a idade importa quando a experiência é colocada em questão. Até acho bacana que na área de TI existam muitos blogueiros super jovens, entretanto, muitas vezes o que eles escrevem são inverdades ou percepções totalmente furadas sobre o mercado. Não estou generalizando, mesmo por que conheço pessoas com menos de 25 que tem uma cabeça melhor do que muitos adultos.
O outro ponto de vista sobre a má qualidade das informações é a existência dos "aparecidos de plantão". Experimente acessar sites e blogs de programação para perceber o que estou dizendo, é um horror! É incrível como as pessoas sentem necessidade de aparecer, mesmo que para isto tenham que copiar e colar trechos de outras fontes (sem citar) ou simplesmente inventar coisas absurdas.
Caro leitor, não sou o dono da verdade e nem pretendo ser, admito que cometo erros e que ainda tenho muito para aprender. Eu considero os blogs um fantástico instrumento de comunicação e de livre expressão, mas tenha CUIDADO com o que você anda lendo por aí. Questione, filtre, delete!

5 comentários:

Eudison de Paula Leal disse...

Douglas,
Acredito que você possa contribuir ainda mais para o universo dos blogs e blogueiros.
Que tal escrever (propositura):
OS 10 MANDAMENTOS DO BLOGUEIRO?
Que tal uma enquete?
Receba meu beijo,
Pai
Leal
http://sinapseslinks.blogspot.com
*

Anônimo disse...

Interessante seu ponto de vista, tenho dificuldade de encontrar bons artigos na internet, principalmente em blogs, onde a opinião do autor é o mais importante. Tenho que adicionar vários feeds para 'pescar' notícias que realmente valham a pena ser lidas.

Unknown disse...

"nada contra os mais jovens, mas é óbvio que a idade importa quando a experiência é colocada em questão"

Voce realmente pensa assim Douglas? Falo isso pq tenho "visto" muito esse pensamento, e nao acho que o mesmo seja verdade absoluta, mas achei interessante te-lo lido.

[]'s

:Doug disse...

Pai, Douglas e Placoná,
Obrigado por seus comentários!
Eu não acredito em mandamentos na internet, acho que a liberdade de expressão e o bom senso devem prevalecer acima de tudo. Eu sou da opinião de que lê, vê e ouve quem quer, aplicado a todos os meios de comunicação. Na TV, por exemplo, tem muito lixo, mas ninguém é obrigado a ver, basta mudar de canal ou desligar. Na web não é diferente, é só mudar de site ou desligar o micro quando a paciência já estiver esgotada. Em outras palavras, temos que filtrar tudo o que lemos, vemos e ouvimos.
Eu não tenho nada contra os mais jovens, muito pelo contrário, são eles que conseguem acompanhar todas as rápidas mudanças do mundo tecnológico e por a mão-na-massa para fazer as coisas acontecerem. É natural que todos nós tenhamos o desejo de ver nosso conhecimento e trabalho aparecendo para a comunidade, só acho que existem formas e formas de fazer isto, sem exibicionismo. Nós somos apenas um grão de areia no universo, temos que ser humildes e admitir nossos erros e limitações para poder evoluir sempre.

Unknown disse...

Concordo com td oq vc falou Douglas, e principalmente com a parte de exibicionismo, ja que tenho visto isso muito, mas muito frequentemente.

So comentando novamente a respeito da coisa de idade, ja tive alguns problemas na minha "curta vida" quando tive de gerenciar caras mais velhos do que eu.

Meio que aquela coisa no ar: "O que esse pivete de 22 anos sabe que eu com 35 nao nao sei?"

E bem relativo, acredito que a vicencia so e adquirida com vivencia :-), e que numa area tao ampla como a que estamos, a experiencia conta muito, e essa so e adquirida com tempo, mas ao mesmo tempo custo a entender algumas coisas do tipo.

"Esse cara tem exatamente o perfil que precisamos, porem so tem 22 anos, como podemos coloca-lo pra gerenciar uma equipe onde a media de idade esta entre 125 e 28 anos?"

Nao sei se fui claro aqui, mas esse e pra mim um grande paradigma.

[]'s e parabens pelo Blog

Categorias abordadas neste blog