sábado, outubro 14, 2006

Público técnico X não técnico

Conforme já citei aqui anteriormente, utilizo o Google Analytics para medir os acessos a este blog, voltado ao público técnico, e ao SinapsesLinks, blog do meu pai, acessado pela maioria de um público não técnico. Hoje resolvi comparar algumas estatísticas de acesso a estes dois blogs durante o mês de setembro de 2006, veja os resultados:

> O primeiro gráfico (clique para ampliar) mostra que o público técnico prefere o navegador Firefox e o não técnico, na sua grande maioria, o navegador Internet Explorer (IE). Este resultado não apresenta nenhuma grande surpresa, afinal o público não técnico acaba utilizando aquilo que está na mão, pronto para ser utilizado. A "sacada" da Microsoft (MS) em embutir o IE no Windows 95 gerou muita polêmica no passado, mas a estratégia funcionou e agora será muito difícil mudar este cenário. Ok, quem é técnico ou "fuçador" sabe que o Firefox oferece algumas vantagens, mas quem não é utilliza o IE e navega sem problemas, ou seja, atende. Com o lançamento do Windows Vista, previsto para o primeiro trimestre de 2007, a MS repetirá a sua fórmula mágica de "inovar" copiando de quem já fez, ou melhor, "abraçar e estender", como diz o slogan deles. O Vista embutirá o IE 7, uma nova versão com recursos de navegacão por abas, feeds e outras firulites que já existem há muito tempo em outros bons navegadores, mas que para a GRANDE MAIORIA dos usuários será uma enorme inovação da Microsoft. Por outro lado, o Firefox 2 está no forno e cheio de melhorias, que muito provavelmente só serão reconhecidas por seu fiel público técnico ávido por cosntantes inovações. A previsão do seu lançamento é para o Natal deste ano, mas quem não aguentar esperar o Papai Noel já pode fazer o download do Release Candidate;

> Neste outro gráfico vemos outra informação interessante, a resolução de tela utilizada por estes dois públicos. É nítido que os técnicos utilizam resoluções mais elevadas, mesmo porque este público costuma utilizar softwares de desenvolvimento que exigem muito espaço em tela para distribuir as ferramentas de forma organizada. Por outro lado, repare que um pouco mais de 22% dos não técnicos ainda utilizam a resolução de 800x600 pixels, acredito que este índice só mudará de forma substancial no Brasil a partir de 2008, quando muitas pessoas e empresas começarão a trocar os seus velhos PCs montados pela nova geração de máquinas da HP, Dell, Lenovo e outras marcas.

Nenhum comentário:

Categorias abordadas neste blog