quinta-feira, novembro 30, 2006

"MAC OS X Leopard" e "Windows Vista" - Eles estão chegando...

O meu primeiro computador foi um Apple II, aos nove anos, foi com ele que passei horas e horas criando meus primeiros programas em Basic. O tempo passou e o meu pai comprou um PC/XT, um avião para época! Depois disso nunca mais tive um micro da Apple, fui atualizando o meu hardware para os processadores Intel 286, 386, 486, Pentium, etc. Nada contra os MACs, não ficarei chateado se ganhar um de presente ;-)

Atualmente estou com um Dell com chip Intel dual-core, dá pra brincar. Em termos de sistema operacional, acompanhei desde as primeiras versões do MS-DOS até o domínio da era Windows, hoje uso o XP Pro 32bits. Para ser franco, o meu Dell veio com o XP 64bits, um show de horror, formatei a máquina! Agora, nas vésperas do ano novo, a Apple e a Microsoft anunciam orgulhosamente a sua nova geração de sistemas operacionais, o MAC OS X Leopard e o Windows Vista, respectivamente. Para quem acompanhou a evolução das interfaces com o usuário, como eu, é muito bacana ver como o termo UX (User Experience) é cada vez mais levado a sério. O conceito de janelas em 3D e animações, que auxiliam o usuário a entender o contexto das funcionalidades, estão ganhando espaço, tenho certeza que os usuários destes dois novos sistemas ficarão satisfeitos com os novos recursos e com a boa experiência de uso que eles proporcionarão.

Eu não sei se vai funcionar, mas estou com intenção de instalar o Vista no meu PC e utilizar algum software de virtualização para rodar o MAC OS, assim poderei ter o melhor dos dois mundos. (Será que alguém já fez isso?)

Bem, não importa se você usa PC ou MAC, ou até mesmo ambos, recomendo que visite o site dois dois produtos e conheça em primeira mão o sistema operacional que estará instalado no seu micro em poucos meses.

Um comentário:

Anônimo disse...

Doug, dos principais players existentes (Xen, Microsoft Virtual PC e VMWare) nenhum deles oferece a possibilidade de se virtualizar um MacOS, mesmo a versão para Intel x86. O Mac, mesmo na sua versão Intel tem uma infra bem diferente da do velho IBM-PC, a começar pela ausência dos mecanismos de boot (BIOS/POST/SETUP/etc). Mas com a mudança para Intel, não deve demorar a sair um virtualizador para Intel-PC.

Categorias abordadas neste blog